CONSTRUINDO UM NOVO FLAMENGO EM 2009


RECADINHOS PARA TORCEDORES, CUCA E DIRIGENTES

TORCEDORES: O Flamengo em 2009 vai ser muito parecido com o desse ano. Quem pensa o contrário vai se decepcionar. Não esperem grandes contratações ou grandes mundanças. Não há necessidade! Enquanto alguns rivais praticamente tem que iniciar do zero a reconstrução do time, nosso Mengão já está prontinho para iniciar a disputa dos campeonatos.

Vamos falar sério, quem em sã consciência acredita que um time com Fábio Luciano, Léo Moura, Juan, Ibson e Kléberson precisa de muitos reforços? Digo para vocês, se eu fosse procurar novas contratações para o time, faria a mesma coisa que a diretoria tem feito. Apostaria em novos jogadores de times menores que se destacaram na série B. Apostaria nos nossos jogadores que já estão no elenco. Acredito que Fierro, Tardelli e Vandinho vão começar a jogar muito esse ano. Todos tem potêncial e sentiram um pouco o peso da camisa. 

DIRETORIA: não me apareçam com jogadores que vão desestabilizar nosso elenco.

CUCA: não vamos cometer os mesmos pecados que Caio Jr. cometeu. Tenha na sua cabeça que todos os jogadores merecem uma segunda chance e que se um titular não estiver rendendo o que esperamos dele, não tenha medo de botá-lo para esquentar o banco.

 



 Escrito por OTa às 12h15 [] [envie esta mensagem] []






DUPLA DO SANTO ANDRÉ - BEM VINDO AO CALDEIRÃO

Ainda não é oficial, mas já muito provável que a dupla de jogadores do Santo André serão os primeiros reforços para 2009. Como já informei, Willian e Douglas, respectivamente volante e zagueiro do time paulista. Honestamente, nenhum dos dois já vi jogar, mas pelo que li de outros comentaristas, são bons jogadores e foram muito bem na Série B (inclusive o Santo André subiu para a série A).

Talvez o volante contratado seja para ocupar o lugar de Jaílton que deverá ser negociado com o Vasco. Se for um pouquinho melhor na saída de bola e ser menos atabalhoado que o ex jogador do Fla, já é uma grande contratação.

Confio nas "apostas" do Cuca. Deu certo no São Paulo e no Botafogo. Claro que agora a pressão é diferente e terá que contar com a paciência da torcida (que anda meio impaciente). Se os resultados forem aparecendo e os jogadores provarem que tem técnica e raça (principalmente) poderão cair nas graças da torcida rapidamente.

Reprodução/FLA TV



 Escrito por OTa às 11h50 [] [envie esta mensagem] []






CAPITÃO CONFIRMA QUE FICA

Enfim nosso capitão Fábio Luciano confirma que ficará mais um ano na Gávea. Provavelmente encerrará a carreira em 2010 em algum time dos EUA. Mas o fato é que o capita fica mais uma temporada no Rubro Negro. Depois de especularem que o jogador poderia se transferir para o Cruzeiro, eis que todas as notícias são desmentidas e o jogador está garantido com o manto sagrado.

Fábio Luciano é um jogador em extinção. Lider nato, o jogador logo que entrou no elenco tomou as rédeas da situação e foi escolhido como o capitão. Jogador que se não prima pela velocidade, tem técnica e sabe muito bem se posicionar. Com ele na zaga ao lado de Angelim, coberto bom algum bom volante, temos a melhor zaga do Brasil.



 Escrito por OTa às 17h50 [] [envie esta mensagem] []






ENFIM UMA BOA NOTÍCIA

A boa notícia do dia fica por conta da permanência de Jônatas, Vandinho e Fierro no time do Flamengo. Nas palavras dos dirigentes, terão uma segunda chance de provarem que são dignos de serem atletas do Flamengo.

Honestamente, torcia para que isso acontecesse. Achei que faltou oportunidade para esses jogadores e que podem contribuir muito em 2009. Se no mercado não está fácil trazer jogadores de nível, dispensar atletas promissores seria uma loucura. Pelo jeito a diretoria pensou melhor e percebeu que as "grandes contratações" de 2009 podem estar já no clube.



 Escrito por OTa às 15h50 [] [envie esta mensagem] []






MANIFESTO CARIOCA

Preocupante a debandada de jogadores do Rio de Janeiro. Por enquanto esse fenônemo não atingiu o Flamengo que até o momento não perdeu nenhum atleta (apenas os dispensados) para times de São Paulo ou de qualquer lugar do mundo. Na realidade não me preocupo muito com a saída de alguns jogadores do time principal. Que eu saiba apenas o Juan tem possibilidade de sair e para um time da Europa. Mas ainda não passa de especulação de seu empresário.

Fato é que nossos rivais cariocas se enfraqueceram muito com a saída de jogadores importantes. Só para citar Mádson, Edmundo (aposentado) , Washigton, Júnior Cesar, Thiago Silva, Lucio Flávio, etc. Para o Flamengo a princípio pode até parecer bom, pois o campeonato será mais fácil do que imaginamos (eu espero!!!!). Mas quem perde é o futebol carioca, que já está para trás dos paulistas a muito tempo. Agora então..... muito triste essa situação. Por sorte, nosso Mengão ainda resiste e parece estar na contramão da decadência dos rivais. Vejo muito futuro para nosso time e mesmo se não contratar jogadores de ponta, ainda conta com uma boa base que já vem jogando a 4 anos juntos e bons jogadores individualmente. Lembrem-se que o Flamengo foi o segundo melhor ataque da competição e só não foi campeão, por perder joguinhos bobos praticamente ganhos.

Flamenguistas do mundo, boto muita fé no nosso time. Representará o Estado do Rio de Janeiro até o fim. Mesmo que sobre apenas nós na primeira divisão. Mas vamos torcer para que nossos rivais cariocas dêem a volta por cima. Ganhar de Vasco, Fluminense e Botafogo com um bom time é melhor ainda, eu garanto!!!



 Escrito por OTa às 13h54 [] [envie esta mensagem] []






PRIMEIRA CONFIRMAÇÃO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

Confirmada a primeira contratação para a temporada de 2009. Trata-se do zagueiro Douglas, jogador do Atlético PR que atuou no Brasileirão da série B pelo Santo André. Empolgou alguém?

 



 Escrito por OTa às 20h53 [] [envie esta mensagem] []






CARTA AOS DIRIGENTES DO FLAMENGO

Prezados Dirigentes do Clube de Regatas do Flamengo,

Falo em nome dos 35 milhões de flamenguistas do Brasil. Veja que grande responsabidade, falar em nome de tanta gente. Mas a minha responsabilidade termina aqui. A de vocês, muito mais séria que a minha, é de administrar o maior e mais querido clube do Brasil. Entendo não ser uma tarefa fácil e muitas vezes desgastante para a vida pessoal de vocês. Sou empresário, administro uma empresa e sei o quanto é complicado as contas não "baterem" no final do mês. Sei da "matemágica" que temos que fazer para poder pagar fornecedores, funcionários, impostos e todas as outras contas que uma empresa gera.

Agora não vou falar em nome de todos os flamenguistas, falo apenas em meu nome. Eu confio em vocês. Confio quando anunciam o balanço financeiro no final do ano, confio quando apresentam um jogador de um time que nunca ouvi falar mas que vocês garantem ser uma "joia rara". Confio quando vocês apresentam o planejamento do ano, quando apresentam o novo técnico e principalmente, confio na sua gestão.

Mas como escrevi antes, só posso falar por mim. Hoje, meus caros dirigentes, poucos são como eu. Poucos confiam nas suas palavras e nos seus atos. Talvez sejam mais céticos do que eu ou apenas não conhecem as aventuras de se administrar uma empresa. Mas o fato é que eles perderam a confiança em vocês. Já não acreditam em mais nada que você falam e anunciam. Se prometem Ronaldos, Adrianos, Loves ou Felipes, já não empolgam mais ninguém.

O episódio do Ronaldo foi apenas a gota d´água. Talvez boa parte dos torcedores sequer acreditavam, os que ainda tinham alguma esperança se decepcionaram mais uma vez. A lista de incrédulos e insatisfeitos apenas aumentou. Agora já são muitos! Talvez mais do que vocês imaginam. As vezes penso que só eu acredito em vocês. Do mesmo jeito que um dia já acreditei em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e na Mula sem cabeça.



 Escrito por OTa às 12h12 [] [envie esta mensagem] []






FLAMENGO FAZ PROPOSTA OFICIAL POR ADRIANO, SERÁ?

Notícias internacionais dão conta que Adriano recebeu uma proposta oficial do Flamengo. O jogador ainda tem muito mercado no futebol europeu, e é cogitado por times gigantes, como o Real Madrid.

As chances dele vir jogar na Gávea para mim são pequenas. Teria que ser por livre e espontânea vontade do jogador. Talvez o desejo em morar no Rio de Janeiro e jogar pelo clube que o revelou tenha peso em sua decisão. O negócio pode acontecer. Mas honestamente não estou muito confiante e nem animado com a possibilidade. Achava mais prudente, como falei anteriormente pegar jogadores como Renato e Fernandão.

Adriano está no Brasil e vai participar de Jogo das Estrelas no dia 23



 Escrito por OTa às 11h52 [] [envie esta mensagem] []






KLEBER LEITE ATIRA PARA TODOS OS LADOS

Ontem, nosso vice presidente Kléber Leite, homem forte do futebol, deu entrevista no SPORTV. O dirigente foi preparado para criticar tudo e a todos. Não poupou ninguém desde a atitude de Ronaldo até o "abandono" de Joel Santana na fase decisiva da Libertadores. Criticou o Botafogo alegando que os alvinegros não estão facilitando a liberação dos seus atletas para jogarem na Gávea.

Mas o que me chamou mais atenção foi seu comentário sobre a vida política no Flamengo. Classificou o ex presidente Edmundo Santos Silva como a "bomba atômica da Gávea". Realmente o clima hoje na Gávea não é dos melhores, existem diversos dirigentes e associados que jogam contra o time, a famosa turma da "cornetada".

Com um clima desses, fica dificil imaginar um futuro promissor para o Flamengo. Claro que eu acho que oposição sempre é importante num ambiente democrático. Se usado em prol do Flamengo, pode ajudar a diretoria a evitar erros e atitudes ilícitas.



 Escrito por OTa às 09h37 [] [envie esta mensagem] []






ESPECULAÇÕES - A ROTINA DO DIA A DIA

Já está virando uma rotina diária, acordar, ligar o computador e ver mais e mais nomes na lista de contratações do Flamengo. Por enquanto não tem nada confirmado, mas que tem nome especulado, ah , isso tem de monte.

Mais três nomes para hoje. Os dois primeiros não são  nada animadores, Douglas que é zagueiro do Santo André e o volante do ABC, William. Nenhum que mereça qualquer comentário. Em compensação surge o nome de Zé Roberto que hoje está no Shalke 04 da Alemanha. Ex-jogador do Botafogo, esse meia habilidoso seria uma peça importante no meio campo do Flamengo. O problema é que é disputado por uns 6 times, entre estrangeiros e nacionais. Ainda não há nada de oficial.



 Escrito por OTa às 09h27 [] [envie esta mensagem] []






HORROR DOS HORRORES - CARLOS ALBERTO PODE PINTAR NA GÁVEA

Enquanto o São Paulo monta seu esquadrão para 2009, o Flamengo ainda vive no mundo das especulações. Para terminar a noite de hoje, ouvi uma que não me agradou em nada. Espero que até amanhã tenham esquecido desse nome: Carlos Alberto.

A muito tempo que o Flamengo tenta contratar esse jogador. Para nossa sorte o negócio nunca se concretizou. Mas o fato é que o meia está sem clube e tudo indica, deve fechar com a primeira boa proposta que aparecer.

Não se deixem enganar, Carlos Alberto é um dos piores profissionais que existe hoje no mundo do futebol e seria terrível para o Flamengo contar com um cara desse. Vamos dormir e torcer para que tudo não tenha passado de um pesadelo.



 Escrito por OTa às 00h04 [] [envie esta mensagem] []






DIRETAMENTE DA GÁVEA

Notícias da tarde na Gávea dão conta que Diguinho está mais próximo do que nunca de ser contratado. Pode ser anunciado ainda hoje. Outro que está muito bem cotado para ser anunciado hoje é o zagueiro Anderson do time do São Paulo.

Hoje também surgiu a notícia de que Cuca teria entrado em contato com o jogador Osvaldo do Fortaleza. Esse jogador era pretendido por Cruzeiro, Atlético e agora surge a possibilidade de jogar no Flamengo. Honestamente não conheço e não tenho nenhuma opinião, mas para quem pretendia Ronaldo e Adriano, fechar com Osvaldo é uma grande piada.

O atacante Osvaldo marcou 10 gols na última edição da Série B do Brasileiro.



 Escrito por OTa às 17h04 [] [envie esta mensagem] []






SÃO PAULO, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO (INFELIZMENTE)

Não gosto de comparações, mas não há como não comparar a administração do São Paulo com a do Flamengo. Márcio Braga e Kleber Leite, deveriam aprender com os dirigentes do time paulista  como se prepara um time para uma temporada. Em primeiro lugar o time do São Paulo não dispensou 12 (inacreditável) jogadores como fez o Flamengo. E se não dispensou, é porque soube contratar na temporada passada. Segundo, antes de perder jogadores importantes como Hernanes, Miranda ou Borges, já contratou substitutos do mesmo nível ou apenas um pouco abaixo. Contratou nada menos que Wagner Diniz (um dos poucos a se salvar no Vasco), Eduardo Costa (volante que fez muito sucesso no Grêmio), Washington (apesar de ser irregular, cumpre sua função de centroavante) e Renato Silva (não é meu zagueiro favorito, mas não é um mal jogador).

Não estou dizendo que a diretoria do São Paulo não comete erros ou que sejam acima de qualquer suspeita. Mas o fato é que entre erros e acertos, estão acima da média do futebol brasileiro. O resultado disso é que ganharam os três últimos campeonatos brasileiros e deixaram nosso Mengão para trás em quantidade de títulos.

Um clube com o potencial que o Flamengo tem, não pode ficar para trás de nenhuma equipe do Brasil. Sei que é muito chato ficar falando bem de outras equipes, mas acho que o nosso time tem que aprender a lição. Exemplos bons devem ser seguidos.



 Escrito por OTa às 11h33 [] [envie esta mensagem] []






JUAN PODE FICAR MAIS UMA TEMPORADA

Especula-se na Gávea que Juan ficará até o final de 2009 no time e só seguirá para o exterior em 2010. Acredito que tudo dependerá de como o jogador irá se comportar no Flamengo e se voltará a ser convocado para a Seleção Brasileira. Existem duas possibilidades de destino, o primeiro é no time do Chelsea e em segundo lugar no Villareal da Espanha.

A má experiência que o Juan teve no Arsenal pesa contra a ida dele para o futebol europeu. Mas as convocações para a Seleção Brasileira atrai muito os olhares Europeus.

Como seu empresário é Eduardo Uram, talvez um dos poucos que eu confio, acredito que fique mais uma temporada sim no Flamengo. E caso se transfira, será para um time grande e não para um futebol árabe, russo ou japonês. Mas, posso estar enganado!!!



 Escrito por OTa às 11h12 [] [envie esta mensagem] []






A BARCA QUE VAI SAIR DO FLAMENGO ESTÁ MAIS DO QUE LOTADA

Ontem quando li sobre a "barca" que está pronta para zarpar do Flamengo, não me atentei ao número de jogadores que serão dispensados. Nada menos do que 12 jogadores!!! É um número extremamente alto, levando em consideração que boa parte da lista chegou na Gávea a pouco mais de 6 meses.

Esses dados só mostram que a diretoria é precipitada e pouco conhece os jogadores que contrata. Muitas vezes apenas "acreditam" na palavra dos empresários ou se empolgam quando assistem o DVD com os melhores momentos do jogador.

Para 2009, a diretoria tem que contratar cirúrgicamente, nada de trazer jogador de qualidade duvidosa. É vexatório para a diretoria e para os torcedores que uma "barca" saia tão lotada quanto essa.

 



 Escrito por OTa às 10h01 [] [envie esta mensagem] []






ESPECULAÇÕES NA GÁVEA COMEÇAM BEM CEDO

Mal nasce o dia, começam as especulações no Flamengo. E não são poucas!!! O ex jogador do Flamengo Reinando, que surgiu na mesma época do Adriano, foi oferecido hoje ao time. Não empolgou muito o treinador, mas mediante as circunstâncias, pode ser que seja uma opção. Um bom jogador, mas nada de empolgante, nada que vá mudar acrescentar muito ao time.

A outra novidade é a possibilidade de contar com o zagueiro Anderson que estava na reserva do São Paulo. É um jogador melhor que Dininho e Leonardo. Para ser reserva imediato (ou substituto) de Fábio Luciano e Angelim, pode ser uma boa. Acho que o negócio é possível, pois o São Paulo contratou o zagueiro Renato Silva e está com muitas opções no elenco.

Por fim, foi oferecido também o jogador Mariano do Atlético MG. Seria para ocupar a vaga de Luizinho na reserva de Léo Moura. Nada a declarar.

 

Reinaldo jogou pelo Fla de 1999 a 2001



 Escrito por OTa às 09h55 [] [envie esta mensagem] []






FLAMENGUISTAS DO MUNDO, UNI-VOS

NOVIDADES NOVIDADES NOVIDADES NOVIDADES

Criei uma comunidade para flamenguistas no orkut (sei que já tem um monte, mas ajudará a divulgar mais o blog). Quem quiser e puder ajudar, é só clicar e virar membro. Vamos juntar mais e mais gente no blog para ouvir a opinião de todos. Com ajuda dos torcedores,  vamos criar um Flamengo melhor em 2009.

"FLAMENGUISTAS DO MUNDO, UNI-VOS"

É só clicar no link: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6727766&refresh=1



 Escrito por OTa às 23h48 [] [envie esta mensagem] []






A BARCA JÁ ESTÁ MONTANDO SUA TRIPULAÇÃO

Ainda não é oficial. Mas é quase certo que exista uma lista de dispensas no Flamengo. Essa lista incluiria nomes como Jaílton, Dininho, Leonardo, Sambueza, Maxi Rodrigues, Fierro, Josiel e para minha surpresa Jônatas!!!

Claro que tudo não passa de especulações, mas como estou comentando tudo que se passa no Flamengo nesse final de ano, é importante noticiar que realmente vai haver uma limpeza na Gávea.

De todos os nomes, só faço objeção contra o Jônatas. Acho que é um grande talento sendo jogado fora. Sei que há um problema de relacionamento entre o treinador e o jogador, mas acreditava que pudessem se acertar e que o jogador pudesse começar vida nova.

Com relação aos outros, nenhuma surpresa. Foram uma grande decepção, principalmente Fierro e Sambueza, que tiveram boas referências e lampejos de bom futebol ao longo da temporada. Maxi Rodrigues não vinha sendo aproveitado, e me parece muito fraco fisicamente para ser um jogador de futebol. Não consegue ganhar nenhuma dividida.

Josiel, Dininho e Leonardo foram contratados para brigarem por uma posição de titular. Mas francamente, nenhum dos três jogou nada. Já vão tarde! Fernando e Fernandão, realmente só o Kleber Leite para acreditar que pudessem jogar num clube como o Flamengo. Nem merecem comentários. Até porque mal jogaram.

Mas vamos ao jogador que merece uma nota a parte. Jaílton. Odiado por todos os torcedores e adorado pelos jogadores. A posição é complicada. Realmente ele tem dois grandes defeitos, o primeiro é ser atabalhoado e por isso comete faltas geralmente dentro da área ou próximo dela. Já perdemos muitos jogos por causa dele. O segundo defeito é errar muito, mas muito passe. E isso é irritante para qualquer torcedor. Mas ele tem sua importância. Principalmente tática. Ele cobre os zagueiros e permite que tanto Angelim quanto Fábio Luciano se aventurem no ataque.

Sinceramente.... já está na hora de buscar alguém com mais talento. Já teve todas as chances possíveis. Essa posição é de extrema confiança do treinador e Cuca irá encontrar o seu jogador ideal.

Concluindo, não vejo nenhuma surpresa na barca. Ela é necessária em todo final de temporada. Incluiria mais alguns nomes. Outros devem surgir como Vandinho e Eltinho. Se a ordem é dispensar e depois contratar, só faço uma ressalva. O tempo está passando e os outros times estão contratando. Daqui a pouco o Flamengo ficará sem muitas opções.



 Escrito por OTa às 23h04 [] [envie esta mensagem] []






EM QUEM DEVEMOS ACREDITAR?

Nosso amigo e ex jogador do Flamengo Gilmar Rinaldi foi categórico hoje ao afirmar que Adriano não vai jogar no Flamengo em 2009. Da maneira que ele está falando, até me convence que realmente ele não vai. A pergunta que faço é: Por que a diretoria ainda insiste na contratação do jogador? Será que existe a possibilidade de reviravolta no caso?

Lembrem-se do que ocorreu alguns meses atrás quando o Flamengo estava pronto para anunciar a contratação de Vagner Love e Felipe. Chegaram até a anunciar em alguns sites que o negócio havia sido concretizado. E no final das contas o Flamengo perdeu semanas e pontos preciosos e não trouxe nenhum dos dois jogadores.

Se a diretoria está concentrada e focada em contratar Adriano que pelo menos combine com seu empresário um discurso comum de ambas as partes. Por um lado a diretoria prepara a proposta e alimenta esperanças. Do outro o empresário do jogador anuncia que é impossível a contratação. Em quem devemos acreditar?

Reuters/Agência



 Escrito por OTa às 15h34 [] [envie esta mensagem] []






REUNIÃO NA GÁVEA

Obviamente que nesse momento (pelo menos eu espero) devem estar na Gávea tratando das possíveis contratações e eventuais dispensas no elenco. Claro que a gente entende que a definição do novo treinador era o assunto mais importante, antes de começar a busca por novos atletas.

Só que vejo dois problemas nesse quadro apresentado. O primeiro é que não será tão fácil contratar em 2009. Custará muito caro ao time do Flamengo a perda da vaga na Libertadores 2009. Tanto em termos financeiros propriamente dito, mas também na hora de contratar jogadores. Um jogador de ponta hoje, ao voltar da Europa, necessita de visibilidade. E nada dá mais visibilidade na América do Sul, que uma competição como a Libertadores.

O segundo problema é que os outros times já estão contratando. Só para ter uma idéia, o time do São Paulo já contratou para 2009 o Wagner Diniz, o Washington, o Renato Silva e Eduardo Costa. São bons jogadores e alguns eram até pretendidos pelo Flamengo. E já ficamos a ver navios!!!!

É bom a diretoria começar a agilizar as contratações, porque senão vamos ficar de mãos abanando e  teremos que recorrer a atletas de segunda linha ou em fim de carreira.



 Escrito por OTa às 13h53 [] [envie esta mensagem] []






SONHOS PARA 2009

Se tem um jogador que eu gostaria de que jogasse em 2008 na Gávea, esse jogador seria Renato. Nosso Renato Urubu. Talvez o jogador que mais se identificou com a torcida nos últimos anos. Dono de um chute potente, de muita garra, muita disposição e principalmente, muito comprometimento. Quando a situação era adversa, ele pegava a bola embaixo do braço, dava uma bronca geral nos companheiros e assumia a responsabilidade. Pelas últimas informações que tive, ele esta bem em algum dos países árabes e não sei se voltaria.

Outro jogador que eu gostaria de ver com a camisa do Fla, seria Fernandão. Ótimo atacante do Internacional, já namorou diversas vezes com o Mengão, mas preferiu ir para Porto Alegre. Hoje também joga no futebol Árabe.



 Escrito por OTa às 09h26 [] [envie esta mensagem] []






JUAN DE MALAS PRONTAS EM 2009

É quase certa a saída de Juan em 2009, provavelmente para jogar no Futebol Europeu. Juan chegou ao Flamengo em 2006, vindo do Fluminense onde teve uma boa passagem. Antes de jogar no Tricolor teve passagem discreta pelo time B do Arsenal da Inglaterra.

Juan sabe jogar muita bola, tem muito potencial, tem visão de jogo e sabe driblar. Só que  as vezes ele parece que não tem comprometimento com o time. Poderão até dizer que estou cometendo uma injustiça, mas o fato é que eu via em boa parte dos jogos um certo descaso. Se o time estava ganhando ele arrebentava no jogo. Se o time estava perdendo, parecia que o problema não era dele.

Por essas e por outras, o jogador era constantemente vaiado pela torcida. Alías, nunca ouve uma grande identificação entre o Juan e a nação Rubro Negra. Parece que sempre o respeitavamos por ser um bom jogador, mas se surgisse um pequeno motivo para vaiá-lo, faziamos a plenos pulmões.

O time espanhol do Villareal deve ser o provável destino do jogador. Ainda é uma especulação, mas o fato é que o jogador tem mercado lá na Europa e como foi recentemente convocado para a seleção brasileira, não deverá encontrar muita dificuldade em ser negociado.

E agora, quem será o substituto de Juan? Dois nome aparecem na lista. Athirson e Leandro (que estava no Palmeiras). Seriam bons substitutos para Juan?



 Escrito por OTa às 09h20 [] [envie esta mensagem] []






O DIA NA GÁVEA

Encerra-se (pelo menos o horário comercial) de mais um dia desse melancólico fim de ano na Gávea. Como sempre, sobraram especulações mas nada de contratação concretizada. Falou-se hoje em Lúcio Flávio (que parece que já fechou com o Santos), Renato Silva, novamente Diguinho, Conca e para não se perder o costume: ADRIANO.

Aliás, tem sido uma das coisas mais chatas essa situação do jogador da Inter de Milão. A cada palavra pronunciada pelo presidente italiano, pelo técnico Mourinho ou pelo empresário Gilmar Rinaldi, diversos textos aparecem na internet anunciando o interesse e a possibilidade dele jogar no Flamengo. Aparecem também inúmeros textos de críticas a contratação do imperador. Críticas a diretoria do Flamengo e principalmente as inevitáveis comparações com o Fenômeno.

Já sabemos dos problemas do Adriano, sabemos que ele é baladeiro, sabemos que é encrenqueiro e sabemos que pode dar o maior problema para o Flamengo. Mas que eu apostaria mais no Adriano que no Ronaldo, isso eu apostaria. Se fosse para optar entre os dois ou nenhum, pode ter certeza que ficaria com nenhum dos dois.

Mas vamos deixar para comentar caso seja feita a contratação do jogador, que eu considero improvável.



 Escrito por OTa às 18h19 [] [envie esta mensagem] []






OBRIGAÇÕES PARA 2009

Aquela faixa "O brasileirão é obrigação" funcionou como incentivo durante algum período. Parecia que nossos atletas jogavam mais motivados, com mais raça e mais disposição. Mas ao longo do campeonato, a empolgação foi caindo, o time não engrenou como imaginávamos e no final das contas tivemos aquele fatídico final de temporada, em que terminamos apenas em quinto.

Mas valeu a iniciativa, realmente o Flamengo precisa de uns chacoalhões de vez em quando para saber qual suas obrigações perante a nação. Se a última tentativa fracassou, não precisamos admitir e aceitar a derrota. Vamos seguir em frente e continuar incentivando e "lembrando" ao time qual suas verdadeiras OBRIGAÇÕES para 2009.

Não vou me contentar com pouco. Eu quero os quatro títulos. Quero o Tri Carioca, quero a Copa do Brasil, quero o Brasileirão e quero a Sul Americana. Mas vamos por partes. Já que nossa diretoria tem uma certa dificuldade em entender as coisas de prima, vamos explicar por partes.

Queremos a Taça Guanabara de forma invicta! Não admito derrotas para times pequenos que estão a anos luz de distância de nós e nossos adversários "diretos" não chegam aos nosso pés. Portanto, quero essa vaga para final assegurada sem sustos e sem dramas.

Segunda obrigação: As duas primeiras fases da Copa do Brasil se ganha no jogo de ida. Se me aparecer um jogo de volta contra o Ivinhema, o bicho vai pegar!!!! Tem que enfiar 5, 6 ou 8 gols nos caras. Tem que dar uma lição neles para toda a vida, sem pena, sem dó e nem piedade! Se eles são pequenos, se são microorganismos em meio a gigantes, o problema não é nosso! Que o título da Copa do Brasil virá, isso eu não tenho nenhuma dúvida. Mas eu quero que cada etapa seja cumprida de uma maneira descente, sem stress. Já temos muitos no nosso dia a dia.

Senhores membros do todo poderoso Mengão. O recado foi dado. Será efetuado em parcelas. Bem devagarzinho, para que não haja falha de comunicação. Mas acho que agora entenderam!

 



 Escrito por OTa às 11h05 [] [envie esta mensagem] []






CARTA AO MESTRE CUCA

Seu Cuca, me lembro de algumas entrevistas coletivas do Botafogo sempre após uma derrota, em que você aparecia com aquela cara de bebê chorão, reclamando da arbitragem ou sempre justificando a derrota a algum fator extra campo ou forças ocultas que conspiravam contra o Botafogo. Vamos dizer a verdade, era muito engraçado o chororô que você, que o seu presidente, jogadores e torcedores faziam após perderem o título para o Mengão. Era quase que tragicômico sua cara  após as partidas, como se você fosse uma criança que perdeu o brinquedo.

Agora chega Cuca. Você foi promovido. Não é mais treinador de time pequeno. Não é mais treinador de timeco que acha que o mundo conspira contra. Você está no maior clube do Brasil. O universo agora conspira ao seu favor. NO MORE TEARS. Não queremos mais que reclame da arbitragem ou da qualidade do gramado. Queremos que você esteja acima de tudo isso.

Se perdermos, aceite a derrota como homem. Diga que não jogamos nada, mas não venha nos iludir como seu antecessor adorava fazer. Não venha nos dizer que:  "poderiamos ter ganho se...." Não existe isso no futebol. Ou ganhamos um título ou perdemos o título. Não há justificativa para derrotas. Se perdermos, vamos juntar os cacos e dar a volta por cima. Vamos aprender com derrotas, tirar o máximo de proveito dos ensinamentos. Oxalá que as derrotas não ocorram, mas se ocorrem, vamos transformá-las em grandes lições para o grupo.

Mestre Cuca, você está no time vencedor agora, não adianta negar. Se sua primeira conquista como treinador ainda não saiu, pode ficar tranquilo. Agora sai!



 Escrito por OTa às 10h47 [] [envie esta mensagem] []






QUEREMOS ADRIANO NO FLAMENGO?

O imperador Adriano pode ter se despedido de forma melancôlica de sua passagem pela Itália. Chegou no Parma como uma jovem promessa, meio desonhecido e logo caiu nas graças do time da Inter de Milão e transformou-se em Imperador. Teve aquela patética passagem pelo São Paulo. Mas as baladas e confusões fazem com que qualquer time do mundo fique desconfiado de sua contratação.

Será que queremos ele no Flamengo? Vamos fazer uma enquete! O que vocês acham?

Divulgação/Divulgação



 Escrito por OTa às 12h04 [] [envie esta mensagem] []






MARKETING SEM PLANEJAMENTO É GASTO, COM PLANEJAMENTO É INVESTIMENTO

Sempre que uma grande contratação no Brasil ou no mundo surge, a palavra MARKETING é escrita e falada por dirigentes, jornalistas especializados e em muito pouco tempo já está na boca do povo. Quantas vezes não ouvimos um dirigente justificando a contratação de um determinado jogador utilizando o conceito de marketing? 

Será que sabem o que significa marketing? Ou será que eles sabem que poucas pessoas entendem o que é de fato o Marketing?

Sou formado e trabalhei muito tempo com marketing, logo tenho propriedade para compartilhar o significado desta palavra. Em primeiro lugar, marketing popularmente falando significa "ferramentas que são definidas após um planejamento com o objetivo de alavancar vendas". Marketing é toda ação feita por uma empresa/clube/pessoa objetivando valorizar sua marca.

O que o Corinthians fez contratando Ronaldo, foi tentar atrair novos patrocinadores, utilizando a figura do fenômeno para valorizar sua marca. O problema em tudo isso é que, como falei anteriormente, marketing é preciso de planejamento. Pergunte a qualquer dirigente do Corinthians se existe ou se sequer conhecem a palavra planejamento?

Contratar um jogador, que não tem nenhuma possibilidade jogar novamente em alto nível não é planejamento, é simplesmente atrair os holofotes da mídia por um determinado periodo de tempo. Marketing com planejamento é investimento, marketing sem planejamento é gasto. E ao meu ver foi o que o time do Parque São Jorge fez.

Nosso Flamengo não precisa de uma contratação de Ronaldo ou Adriano para promover o clube, mas precisa de um planejamento em marketing. Precisa contar com profissionais capacitados para poderem traçar um plano que faça com que o time tenha a longo prazo um retorno.

 



 Escrito por OTa às 11h52 [] [envie esta mensagem] []






Valber e Batista!! QUEM?

Sejamos honestos, todo dia lemos jornais, blogs e sites especializados esperando ler uma notícia bombástica do Flamengo sobre a contratação de algum jogador famoso, de preferência um craque de bola. Ai quando deparamos que "pode" ser que nosso time contrate dois jogadores do Avaí, a frustração é evidente.

Nada contra o time de Floripa que é mais famoso por ser o time de Gustavo Kuerten do que ser um time celeiro de grandes craques. Não tivemos uma boa experiência com o dorminhoco Vandinho e muito menos com o chinelinho do Eltinho. E agora vamos fazer mais duas experiências? Trata-se do volante Batista e do apoiador Válber. Cá entre nós, 9 em cada 10 flamenguistas nunca ouviram falar. E quem ouviu não deve ter se encantado. Portanto se estou errado, fiquem a vontade para me corrigir. De repente são craques e eu desinformado, nem estou sabendo.

Vamos entender como sendo jogadores que irão compor elenco e eventualmente vão entrar em campo para dar uma "forcinha" ao time. Mas não serão contratações que vão levar multidões ao estádio.

 



 Escrito por OTa às 11h38 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


 
 




UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis
 
 

Dê uma nota para meu blog